Uma das plantas mais características do país, as palmeiras encantam tanto pela beleza quanto pela variedade de tamanhos e folhagens. Não à toa, acredita-se que, à época do descobrimento, os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que em Tupy-Guarany significa Terra das Palmeiras.
Existe confirmação de palmeiras em todas as regiões de nosso território, com predominância de ocorrência na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Típicas do clima tropical, também são encontradas na América Latina, África e Sul da Ásia.
CARACTERÍSTICAS DAS PALMEIRAS
O caule cilíndrico não ramificado é um padrão encontrado desde as menores palmeiras até as de grande porte, cabendo ressaltar que são plantas da família das palmáceas, e não árvores, pois não possuem uma camada que forma as estruturas secundárias.
Por comumente nos remeterem à ideia de praias ou desertos, pode-se pensar que essas plantas só funcionariam nesses cenários, mas a verdade é que elas vão bem nos mais diversos ambientes, podendo compor os mais variados tipos de jardins.
Por toda essa versatilidade e por também ser uma espécie super durável, as palmeiras são uma tradicional e excelente escolha em projetos paisagísticos e também de decoração.
Cabe comentar que, como as palmeiras têm raízes grandes e costumam se espalhar com facilidade, é muito importante que o local do cultivo seja escolhido com cuidado, embora a variedade de espécies permita que você opte por um canteiro ou até mesmo um vaso.
CONHEÇA ALGUMAS DE NOSSAS PLANTAS
Palmeira Cica
A Palmeira Cica é uma espécie nativa da China e no Brasil ela também é conhecida como sagu de jardim. É uma planta de crescimento lento o que a torna muito valorizada, pois quanto mais velha a planta, maior seu valor comercial.
Palmeira Fênix
Palmeira ereta, de tronco simples, fina e elegante, por vezes se estreitando na base. O crescimento é lento, atingindo de 2 a 4 metros de altura e diâmetro do tronco em torno de 15 a 20 cm, razão pela qual muitos a chamam de mini-palmeira.
Palmeira Bismarckia
Palmeira azul é o nome popular de uma planta cientificamente chamada de Bismarckia nobilis. Essa planta é originária da região de Madagascar, na África, e recebeu esse nome graças à coloração levemente azulada de suas folhas.
Palmeira Rabo de Raposa
Se tem uma planta que transmite todo o clima do verão é a palmeira rabo de raposa. E, apesar de ter origem na Austrália, essa palmeira encontrou o lugar perfeito aqui no Brasil, especialmente nas regiões mais quentes, por tolerar a maresia e ventos.
Palmeira Triangular
A palmeira triangular, nativa da Ilha de Madagascar, na África; apresenta porte médio á grande.
Pandanos de Rosca
O aspecto escultural e as raízes suspensas desta planta chamam atenção num jardim, isolada ou em pequenos grupos.
Palmeira Raphis
A palmeira-ráphis é uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores.
Palmeira Washingtonia
A palmeira Washingtonia Robusta é muito utilizada em jardins tropicais, principalmente no litoral. Quando jovem, pode ser plantada em vasos na decoração de interiores, mas requer bastante luminosidade.
Palmeira Mascarenha Amarela
Seu tronco é acinzentado, anelado, devido às cicatrizes das folhas caídas, e apresenta cerca de 25 centímetros de diâmetro.
Palmeira de Locuba
Palmeira solitária, elegante, bastante rústica, de 7 a 15 m de altura, originária de Madagascar.
Palmeira Areca
Areca de rápido crescimento (das mais rápidas) ela pode ser conduzida para ficam menor e com mais caules, 3 metros de altura ou, também, como uma touceira quando deixada de forma natural.
Palmeira Veitchia
Espécie que está sendo amplamente difundida no país, tem como principais características ornamentais o porte elegante e a folhagem luxuriante.
Palmeira de Manila
A palmeira de Manila é uma planta exótica com palmito volumoso, verde-brilhante, natural das ilhas Hébridas, Filipinas e Fiji.